Tudo que você precisa saber

Onde encontrar

Hoje

Uncanny Valley - O vale da estranheza em colagens digitais de Kauffmann.

  Colagens digitais são sempre legais! Nem preciso dizer que adoro (acho que deu para perceber pelo layout do blog né?) e gosto ainda mais quando há todo um motivo que leva um artista a fazer essas tais colagens, foi exatamente o que aconteceu com essas aqui que vou mostrar.
  Casey Kauffmann é uma jovem artista que possui o instagram @Uncannysfvalley, Uncanny Valley, que em português significa Vale da estranheza. Mas para entender suas colagens primeiramente é preciso saber o que é o Vale da estranheza. Então vamos lá:
 O Vale da estranheza é uma hipótese que surgiu no campo da robótica e animação, que afirma que, quando um robô tem uma aparência quase humana, com alguns detalhes que fogem do que é real, nós criamos uma repulsa, acaba sendo até meio assustador, dá tipo, uma aflição na gente. Bom como posso explicar melhor... Imagina se você se depara com um robô igualzinho à você, mas é um robô, então a forma de andar de se mexer seria diferente, o que você faria? Eu provavelmente daria um murro na cara, gritaria e depois sairia correndo.  Agora imagina um robô parecido com você, porém, não tão humanoide, sendo menor, mais parecido com um personagem de desenho animado, você acharia até fofo né? Então a primeira opção, do robô igualzinho à você é o Vale da estranheza. O mesmo se dá com animações muito realistas.
 Uncanny Valley, ou Vale da estranheza acabou se tornando também um termo para coisas que nos dá um incomodo inconsciente, e foi o que Casey quis passar em suas colagens, mas não ao pé da letra. 
 Ela mistura real com irreal. Imagens de humanos ou animais, junto com imagens "não-reais" e efeitos, criando algo fantasioso e esquisito, mas bem legal! 
 Além de toda a estranheza, ela também retrata a forma que lidamos com as redes sociais e também o feminismo. 









 No instagram dela tem outras colagens geniais e engraçadinhas, principalmente as com a Lindsay Lohan e a Kim Kardashian. Estranho mas maneiro né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

irrá