Esse sábado eu fui conferir a exposição "A Opera da Lua" de Otávio e Gustavo Pandalvo, "Os Gemeos".
Os Gemeos são de Longe os melhores grafiteiros do mundo (pelo menos pra mim, e vários sites). Meu Amor por eles começou à quatro anos atrás, quando vi pela primeira vez a pintura "O estrangeiro" em um prédio lá no vale do Anhangabaú, aquilo me contou uma historia (qualquer interversão urbana me encanta!). E me deu um aperto no meu coração quando ela foi apagada. Assim como muitas já foram apagadas ou infelizmente vão ser. Sim, "o estrangeiro" foi uma obra temporária, mas muitas artes foram apagadas por conta da lei "Cidade Limpa" deixando apenas uma cidade cinza, e isso é realmente muito triste!
"Sr. prefeito: apagar arte é apagar cultura, apagar cultura é desrespeitar o povo"
-Os Gemeos.
A exposição é magnifica e a minha grande dúvida é se as obras seriam mais bonitas cada uma sozinha, contando sua própria história, ou assim, todas juntinhas, uma ligando a outra.É uma viagem do lúdico à extrema realidade, com personagens amarelados e expressões que nos fazem questionar.
As obras tem muito da nossa cultura brasileira, uma pequena referência do hip-hop é claro e frases. O que me chamou bastante a atenção foi a quantidade de portas, tanto na maior obra, quanto nos painéis mais altos. É claro que pra cada um irá representar uma coisa, mas pra mim, é como se eles retratassem o tanto de escolhas, portas e caminhos diferente que temos na nossas vidas, e sabe se lá aonde elas irão nos levar. Mas senti muita vontade de sabor o que teria dentro de cada porta.
Depois do universo colorido, passando por uma cortina, tem outro universo, que você senta pra assistir (e poderia ficar lá por horas). É uma instalação, que faz jus ao nome da exposição, uma lua incrível, e uma forma amarelada com uma bagunça na barriga. A mini-apresentação é uma sequência de bonecos e outros detalhes bem ordenados, que com a luz apagada, musica de fundo, sua plataforma rodando e luzes piscando, parece até que você está assistindo um filme antigo com 16 frames por segundo.
Você vê apenas uma tv quebrada, ou um por do sol?
A segunda instalação é um cômodo, com cama, geladeira, sofá, prateleiras, comoda, piano e vários objetos complementares. Bem simples e velhos, mas cheio de informação e uma grande confusão genial. Fiquei com uma vontade louca de fazer a direção de arte de um curta com o cenário de um quarto exatamente como esse, alguém topa?
Lá no Galpão Fortes Vilaça, onde acontece a exposição tem um espaço aberto bem legal, com mesas, bancos e até uma rede pra galera relaxar, no caso das fotos acima, os amigs sendo babacas também.
A exposição ficará até o dia 16 de agosto, no Galpão Fortes Vilaça, R. James Holland 71 - Barra Funda, mas informação aqui no site. Vale muito a pena visitar. É sério, vão mesmo, é surreal pra caralho.
Que linda! Fiquei sabendo desta exposição e queria mesmo saber mais detalhes. Quero muito ver. :)
ResponderExcluirVanessa Dias do Sabor Absinto l saborabsinto.com.br
Muito foda, vou correndo pra lá essa semana <3 Parabéns
ResponderExcluirMassa
ResponderExcluireu ia adorar visitar!
adorei o look e as fotos de vocês
bjs
Que linda a expo, que lindas as fotos, que lindo seu look! Fiquei com vontade de usar minha jardinheirinha again <3
ResponderExcluir♥
Beijos
Brilho de Aluguel